Como está a qualidade da comunicação na sua empresa?
A falta de comunicação é um dos maiores desafios de qualquer empresa e pode ter impacto negativo nos resultados da equipe.
Quando existem problemas de comunicação, surgem dificuldades como: erros, atrasos, diminuição na produtividade e engajamento, perda da cultura organizacional, aumento de gastos e muita desorganização!
Faça uma rápida análise:
- Você pede “X” e seu colaborador entrega “Y”?
- Existe picuinha entre pares?
- Colaboradores fogem de reunião presencial com cliente?
- Colaboradores tem medo de falar com o líder?
- Colaboradores pavio curto?
- Os prazos das entregas não são cumpridos com organização e tranquilidade?
Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas, provavelmente existem problemas na comunicação em sua rotina de trabalho.
Para te ajudar, nós preparamos 5 dicas para eliminar os ruídos da comunicação da sua empresa:
1 - Compartilhe e torne a informação acessível
Divida com seus colaboradores o status geral do negócio, da operação, transmitindo um clima de união e deixando todos “na mesma página” com relação ao trabalho, à empresa ou demanda.
2 - Utilize um calendário /agenda online
A comunicação precisa ser compartilhada e todos precisam ter acesso. Faça uma agenda ou um calendário online para sua equipe, registre datas de reuniões, eventos, entregas e prazos.
3 - Delegue de forma clara
Você tem certeza de que ficou claro ao seu colaborador o que ele deve fazer?
Não é incomum as demandas serem realizadas de forma incompleta ou com objetivo oposto ao inicial, por conta de ruídos na comunicação.
A dica é, analise o perfil de quem ficará com a demanda e pense na melhor forma de transmiti-la. Detalhe por email, conversa pessoal ou via telefone a necessidade e, ao final, certifique-se de que todos os detalhes foram repassados e de que a pessoa entendeu as particularidades da demanda/tarefa a ser executada.
4 - Adote reuniões rápidas e objetivas
Não deixem de fazê-la!!! As reuniões, sejam elas diárias, semanais ou quinzenais, precisam acontecer com sua equipe.
Esses momentos, que devem constar inclusive no calendário/agenda on line, são as oportunidades para atualizar sua equipe sobre tudo o que está ocorrendo na empresa positiva ou negativamente, dando abertura para que a equipe exponha sua opinião e relate outras ocorrências que precisam ser tratadas pela direção.
5 - Realize Treinamentos
A empresa que acredita que o treinamento é uma atividade custosa e sem grandes retornos e que aprender as rotinas é de responsabilidade do próprio colaborador, corre o risco de estagnar, queda de produção, perder talentos e pior, está sujeita a erros catastróficos que geram prejuízos.
Vivemos numa época de retenção de custos, poucos investimentos e uma cobrança por resultados ainda maior, com isso, as verbas que deveriam ser destinadas a treinamentos são direcionadas para outras demandas.
Invista no seu capital humano e ofereça, inclusive, treinamentos na área de atuação afinal, não podemos esquecer que, grande parte do sucesso da companhia está nas mãos de seus colaboradores.