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Como está a qualidade da comunicação na sua empresa?


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A falta de comunicação é um dos maiores desafios de qualquer empresa e pode ter impacto negativo nos resultados da equipe.

Quando existem problemas de comunicação, surgem dificuldades como: erros, atrasos, diminuição na produtividade e engajamento, perda da cultura organizacional, aumento de gastos e muita desorganização!

Faça uma rápida análise:

  • Você pede “X” e seu colaborador entrega “Y”?
  • Existe picuinha entre pares?
  • Colaboradores fogem de reunião presencial com cliente?
  • Colaboradores tem medo de falar com o líder?
  • Colaboradores pavio curto?
  • Os prazos das entregas não são cumpridos com organização e tranquilidade?

Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas, provavelmente existem problemas na comunicação em sua rotina de trabalho.

Para te ajudar, nós preparamos 5 dicas para eliminar os ruídos da comunicação da sua empresa:

1 - Compartilhe e torne a informação acessível 

Divida com seus colaboradores o status geral do negócio, da operação, transmitindo um clima de união e deixando todos “na mesma página” com relação ao trabalho, à empresa ou demanda. 

2 - Utilize um calendário /agenda online 

A comunicação precisa ser compartilhada e todos precisam ter acesso. Faça uma agenda ou um calendário online para sua equipe, registre datas de reuniões, eventos, entregas e prazos.

3 - Delegue de forma clara 

Você tem certeza de que ficou claro ao seu colaborador o que ele deve fazer?

Não é incomum as demandas serem realizadas de forma incompleta ou com objetivo oposto ao inicial, por conta de ruídos na comunicação.

A dica é, analise o perfil de quem ficará com a demanda e pense na melhor forma de transmiti-la. Detalhe por email, conversa pessoal ou via telefone a necessidade e, ao final, certifique-se de que todos os detalhes foram repassados e de que a pessoa entendeu as particularidades da demanda/tarefa a ser executada.

4 - Adote reuniões rápidas e objetivas

Não deixem de fazê-la!!! As reuniões, sejam elas diárias, semanais ou quinzenais, precisam acontecer com sua equipe.

Esses momentos, que devem constar inclusive no calendário/agenda on line, são as oportunidades para atualizar sua equipe sobre tudo o que está ocorrendo na empresa positiva ou negativamente, dando abertura para que a equipe exponha sua opinião e relate outras ocorrências que precisam ser tratadas pela direção.

5 - Realize Treinamentos

A empresa que acredita que o treinamento é uma atividade custosa e sem grandes retornos e que aprender as rotinas é de responsabilidade do próprio colaborador, corre o risco de estagnar, queda de produção, perder talentos e pior, está sujeita a erros catastróficos que geram prejuízos.

Vivemos numa época de retenção de custos, poucos investimentos e uma cobrança por resultados ainda maior, com isso, as verbas que deveriam ser destinadas a treinamentos são direcionadas para outras demandas.

Invista no seu capital humano e ofereça, inclusive, treinamentos na área de atuação afinal, não podemos esquecer que, grande parte do sucesso da companhia está nas mãos de seus colaboradores.

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